Criatividade também é estratégia

Por muito tempo e até hoje existem pessoas que acreditam que criatividade e estratégia são conceitos opostos. A criatividade, mais artística e subjetiva. Já a estratégia, mais técnica e racional. A verdade é que esses conceitos são complementares. Criatividade também é estratégia e vice-versa.

De nada adianta um layout bonito se ele não é funcional e não cumpre o propósito da peça. E tudo isso pode ser alcançado com muito estudo, referência e dados. O crescimento de algumas áreas da comunicação deixa essas relações cada vez mais explícitas, como no Design Thinking e no UX Design.

Mas como unir criatividade e estratégia, afinal?

Em 2018, o economista e professor de Harvard, Adam Brandenburger, desenvolveu um estudo chamado “Strategy Needs Creativity”. A pesquisa traz 4 direcionamentos criativos e estratégicos para você aplicar em diversos âmbitos do seu negócio. São eles:

  • Contraste: ideias que fogem do óbvio, quebram o tradicional e questionam o status quo.
  • Combinação: união de produtos, serviços ou pontos de vista que normalmente são separados.
  • Contenção: exercício da imaginação para superar recursos restritos ou limitantes.
  • Contexto: observação do cenário, das tendências e do ecossistema ao redor.

Agora vamos aplicar a teoria na prática?

Como vimos anteriormente, a teoria apresentada por Brandenburger pode ser utilizada para decisões administrativas, mas também pode ser utilizada na parte de texto e arte. Pensando nisso, separamos para vocês alguns exemplos dessa aplicação na prática. Confira as imagens abaixo e vem refletir com a gente:

Constraste

Imagem presente no texto "Criatividade também é estratégia", da Diversa Studio, para representar o contraste na comunicação. Nesta peça, podemos ver um carro da Toyota no centro. No cenário, metade do carro se encontra na cidade, próximo a um semáforo. A outra metade se encontra na natureza, com duas pessoas assistindo a uma aurora boreal. No texto, temos o seguinte: "What if you found a green light worth stopping for?"
Publicidade: Toyota

Combinação

Imagem presente no texto "Criatividade também é estratégia", da Diversa Studio, para representar a combinação na comunicação. Nesta peça, podemos ver várias miniaturas de imagens que representam campanhas executadas pela Y&R. No texto, temos o seguinte: "Uma agência onde o pessoal do Word e Photoshop entrega tudo aquilo que o pessoal do Power Point promete."
Publicidade: Y&R

Contenção

Imagem presente no texto "Criatividade também é estratégia", da Diversa Studio, para representar a contenção na comunicação. Nesta peça, podemos ver um fundo vermelho e o que parece ser a famosa onda da Coca-Cola. No entanto, quando olhamos de perto, vemos que na verdade elas representam duas mãos, uma entregando o refrigerante para a outra. Não existe texto na imagem.
Publicidade: Coca-Cola

Contexto

Imagem presente no texto "Criatividade também é estratégia", da Diversa Studio, para representar o contexto na comunicação. Nesta peça, podemos ver um fundo repleto de pontos característicos do Rio de Janeiro. Além disso, também vemos Havaianas gigantes, que se mesclam com a representação de uma favela toda colorida. No texto, temos o seguinte: "Welcome to Brazilian Territory".
Publicidade: Havaianas

E como treinar minha criatividade e estratégia?

Já vimos que esses conceitos andam juntos, já analisamos teorias e conferimos alguns exemplos da área da comunicação na prática. Chegou a hora de entender como você pode melhorar essas habilidades no dia a dia. Veja só a lista que preparamos para você:

  • Sempre busque referências antes de iniciar seu trabalho, analisando prós e contras.
  • Estude o cliente e reúna dados que irão guiar a linha de raciocínio no momento da criação.
  • Entenda qual a ação que você quer que o cliente realize e verifique se a peça leva a isso.
  • Se pergunte o porquê de cada elemento na sua peça. Se não existe resposta, não existe função.
  • Peça feedback para algumas pessoas, especialmente se forem do mesmo público-alvo.
  • Quando possível, faça mais de uma proposta de texto/arte, para explorar diferentes visões.

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