Logo: 3 sinais que está na hora de mudar

Começou a receber comentários sobre o seu logo, ou observou o mercado, e está na dúvida se chegou a hora de mudar? Olha… Provavelmente sim! De tempos em tempos é preciso fazer alterações no design da sua marca, para que ela fique sempre atualizada e passe as informações e sentimentos ideais para o público. Sabemos que desapegar pode ser difícil, mas para facilitar essa decisão, a gente trouxe 3 pontos que indicam a necessidade de mudança. Vamos conferir?

1- Seu logo tem design ultrapassado

O design está em constante evolução, sempre mudando. Mesmo quando ele retoma conceitos antigos, normalmente esses conceitos passam por um novo olhar, que muda o tom do resultado final. Pensando nisso, é importante que as marcas se atentem ao design do seu logo e como ele está sendo percebido pelos seus clientes. Essa simples imagem passa o que você deseja?

No exemplo acima, a gente trouxe um estudo que fizemos para a WB Equipamentos Industriais. No primeiro logo, você podem observar o uso de um 3D pesado, que carrega a marca e a deixa um pouco menos dinâmica. Além disso, não existe nenhuma cor que traga destaque. Na segunda versão, além de puxarmos o laranja, deixamos o design mais flat, com traços que trazem movimento.

2- Seu logo não se adaptou ao digital

O que um logo tem que prejudica ou não seu uso no digital? Para algumas pessoas, pode ser estranho pensar nisso, mas hoje tudo precisa ser feito para o online. Desde as cores utilizadas até a velocidade de carregamento nas páginas indicam que seu logo tem que ser adaptável. E não existe melhor case para demonstrar isso do que o novo logo do Google.

Quem aí se lembra daquela marca serifada que o Google utilizava? Ela deu lugar ao logo acima, que não só é muito mais moderno, como também é genial em outros sentidos. O logo antigo consumia mensalmente 14TB, já o logo atual reduziu esse consumo em 45 vezes, totalizando 350GB, sem perder nada do colorido ou da essência da marca e gerando economia.

3- Você mudou o seu posicionamento

Às vezes seu logo continua bonito e funciona bem no digital, mas mesmo assim é hora de mudar. Isso normalmente acontece em um momento de rebranding da marca. Ao reavaliarmos nossos valores e posicionamento perante o mercado, alguns marcadores do nome ou do design deixam de fazer sentido. Nesse caso, é necessária uma transformação para que momento e marca entrem em sintonia.

Outro ótimo case para representar isso é o rebranding da Porto Seguro, agora, só Porto. Com uma vela a menos no seu design e sem o “Seguro”, a empresa afirma que fez essas mudanças pensando em ampliar os horizontes da marca, que hoje atua com um portfólio muito maior, além de também estreitar as relações do público, que já a conhece bem.

Afinal, está ou não na hora de repaginar sua marca?

Se você se encaixou em um desses 3 exemplos e deseja saber mais sobre nosso serviços de branding e logo, estamos sempre à disposição para conversar. Mande uma mensagem para a gente e não deixe de acompanhar o blog para saber mais sobre o universo da comunicação. Vem ser Diversa!

Compartilhe esse artigo

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Artigos recentes